Dropshipping: quais as vantagens para os e-commerces

Compartilhe este post

Por: tegUP, aceleradora de startups.

O Dropshipping é uma solução para simplificar o processo de vendas on-line.

Com essa estratégia, os e-commerces operam sem a necessidade de um estoque em chão de loja, uma vez que o responsável pela etapa de armazenagem é o próprio fornecedor, e não o varejista.

Acontece da seguinte forma: 1) o cliente faz o pedido de um produto no e-commerce; 2) o revendedor encaminha os detalhes do pedido e do cliente para o fornecedor de dropship, automaticamente; 3) o fornecedor de dropship envia o pedido diretamente ao cliente em nome do e-commerce.

Simplificando, o varejista se associa a um fornecedor que fabrica e/ou armazena produtos, os empacota e os envia diretamente ao cliente.

No Google Trends, é possível observar que o interesse por esse modelo vem crescendo no Brasil: no período de um ano, de agosto de 2018 a agosto de 2019, a busca pelo termo dropshipping aumentou 60%.

E quais são as vantagens dessa estratégia se pensarmos em logística e custo-benefício?

A maior vantagem do Dropshipping é, sem dúvida, a economia gerada pela falta de investimento em espaço físico para estocagem de produtos. Se antes os e-commerces precisavam investir em grandes quantidades de estoque para armazenar os produtos comercializados, recorrendo ao aluguel de depósitos, bem como sistemas e pessoal para atender à demanda, com o Dropshipping, não é necessário sequer comprar o produto.

Outra vantagem é a flexibilidade de localização, afinal, o Dropshipping pode ser executado de qualquer lugar e é possível conectar-se a varejistas em todo o país e no mundo.

Com o Dropshipping é possível, também, vender uma ampla variedade de produtos e não é necessário apegar-se a apenas um nicho de mercado, já que você pode se conectar com varejistas de diversos segmentos e, quem sabe, até transformar o seu e-commerce em um marketplace.

Gigantes como a Amazon, eBay, AliExpress (que pertence ao Alibaba Group) e até o Mercado Livre já aderiram ao Dropshipping como solução de armazenamento de produtos.

É claro que, durante o processo de Dropshipping, podem ocorrer alguns imprevistos que acabam prejudicando o andamento de toda a operação logística. Uns dos principais relatos são causados pelo erro de comunicação e planejamento com o varejista, já que, em caso de atraso de pedidos e entregas, quem acaba arcando o erro é o e-commerce.

Mas somando todas as vantagens, o Dropshipping é uma estratégia viável e que vale a pena investir.

Sobre o Autor

A tegUP é uma aceleradora de startups e braço de inovação aberta da Tegma Gestão Logística. A aceleradora apoia startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da Logística, apresentem alto potencial de evolução e necessitem de algum tipo de suporte para acelerar seu crescimento.

www.tegup.com

Compartilhe esta publicação