A Internet das Coisas e a Inteligência Artificial estão revolucionando a logística e mudando a forma como as entregas são realizadas, diminuindo custos e tempo de transporte.
Hoje já é possível usufruir do serviço de drone delivery, ou seja, contratar uma empresa para realizar a entregas por meio de drones inteligentes. Para esta modalidade, há empresas que realizam entrega de medicamentos, órgãos, bolsas de sangue, produtos de e-commerce, supermercado e delivery de comida em geral.
Mas não são apenas as startups que estão investindo em tecnologia de ponta para realizar entregas.
No início de 2020, a Ford anunciou a compra de robôs inteligentes para explorar o segmento de entregas autônomas.
Os robôs, do modelo Digit, serão produzidos pela startup norte-americana Agility Robotics.
Segundo a Agility Robotics, o Digit pode ser usado para transporte em armazéns, carga e descarga de mercadorias.
Equipado com câmeras, sensores LIDAR (os mesmos utilizados por carros autônomos) e algoritmos de inteligência artificial, o robô tem tamanho e formato semelhante ao corpo humano e é capaz de transportar caixas de até 18kg enquanto caminha de pé. Suas “articulações” permitem que ele suba e desça escadas e caminhe, inclusive, sobre superfícies irregulares. As juntas são vedadas para operação em ambientes externos e sua bateria certificada pela ONU 38.3 permite o transporte aéreo de cargas.
Além do uso para logística interna, a Ford espera conectar os robôs, futuramente, com serviços autônomos de entrega realizados em parceria com outras empresas — como o Walmart.
“Pela primeira vez, um robô humanoide completo — com recursos de mobilidade e manipulação — estará disponível para clientes em uma ampla variedade de indústrias, internas e externas. Estamos ansiosos para mostrar nosso trabalho em tarefas de logística e não logística nos próximos meses.”
Damion Shelton
CEO da Agility Robotics
Por enquanto, durante a fase de testes, a montadora espera explorar novas maneiras de integrar tecnologias avançadas com operadores humanos, trazendo eficiência para diversos processos internos.
Sobre o Autor
A tegUP é uma aceleradora de startups e braço de inovação aberta da Tegma Gestão Logística. A aceleradora apoia startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da Logística, apresentem alto potencial de evolução e necessitem de algum tipo de suporte para acelerar seu crescimento.
Saiba mais: www.tegup.com